Técnicos da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas se reuniram nesta sexta-feira, com representantes da Área do Meio Ambiente da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para fechar propostas de trabalho e discutir a continuidade do convênio referente ao Plano de Manejo da APA (Área de Preservação Ambiental) da Marituba do Peixe, no Baixo São Francisco. A rodada de negociações, realizada na Administração Central da Empresa, em Brasília, prossegue até a tarde desta sábado.
O convênio, oficializado em janeiro de 2005, foi fundamental para viabilizar o primeiro plano de manejo de uma unidade de conservação no Estado de Alagoas. A APA da Marituba do Peixe abrange as cidades de Penedo, Piaçabuçu e Feliz Deserto.
No encontro serão determinados os planos de trabalho de dois programas já aprovados: o de Monitoramento da Qualidade de Água e o de Gestão Integrada de Saneamento Básico. Há uma estimativa de investimento de mais de um milhão de reais.
Segundo o diretor de Recursos Naturais da secretaria, engenheiro agrônomo Ricardo Freitas, com a definição do plano de trabalho, as medidas para efetivá-lo já serão tomadas a partir da próxima semana.
Os técnicos do governo apresentarão ainda à Codevasf outros dois programas, o de Monitoramento de Áreas Degradadas e o de Fortalecimento Institucional. A expectativa é de que sejam aprovados, fortalecendo ainda mais as medidas de recuperação da APA de Marituba do Peixe. Em linhas gerais, o conjunto de ações visa à revitalização e à preservação da área protegida.