"Este é um ponto importante para a preservação do patrimônio cultural alagoano”, afirmou o secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, destacando a valorização do trabalho de três expoentes da cultura alagoana: Maria Vitória da Silva, coordenadora do Guerreiro Leão Devorador, da Chã da Jaqueira, e José Felix dos Santos, o “Jota do Pife”, pifeiro, do Tabuleiro do Martins, ambos de Maceió, além de Fernando Rodrigues dos Santos, escultor em madeira, na Ilha do Ferro, em Pão de Açúcar/AL. Todos foram nomeados patrimônios vivos de Alagoas, através de portaria publicada no Diário Oficial desta quarta-feira, pela Secretaria de Estado da Cultura.
Eles concorreram entre 46 inscritos, e uma comissão especial composta por profissionais da área de outros estados apontou os três escolhidos. Maria Vitória, Jota do Pife e Fernando Rodrigues vão receber mensalmente uma bolsa incentivo no valor de R$ 500. Segundo Olvaldo Viégas, a bolsa serve para manter as atividades dos mestres em suas respectivas comunidades, no intuito de dar mais condições de trabalho e divulgação da cultura alagoana.
Os nomes dos escolhidos serão encaminhados ao Conselho Estadual de Cultura, que, por sua vez, envia o referendo ao governador Teotonio Vilela Filho. Segundo secretário Osvaldo Viegas, o governador vai endossar a nomeação dos novos mestres em agosto. “A solenidade deve acontecer na Semana do Folclore, em agosto”, afirmou.
Ainda de acordo com a portaria do Diário Oficial, o artista não-selecionado que deseje questionar os termos de seleção adotados pela comissão especial tem um prazo de 30 dias para protesto na Secretaria de Estado de Cultura.
Osvaldo Viégas anunciou ainda que os demais mestres da cultura alagoana, igualmente designados como patrimônios vivos de Alagoas, estão recebendo os valores atrasados. “Os outros 15 mestres estavam desde outubro do ano passado sem receber a bolsa; outros não recebiam desde o mês de agosto de 2006. Nós colocamos em dia o pagamento, efetuando o pagamento do mês atual e do atrasado no mesmo mês”, explicou. “Apenas este mês conseguimos pôr o pagamento das bolsas em dia, e devidamente atualizadas”, finalizou o secretário.