A Algás comemora mais um feito pioneiro: é a primeira distribuidora de gás natural do Brasil a ter um medidor de vazão de gás com tecnologia ultrassônica operando em sua rede de distribuição.
Este equipamento serve para medir a vazão volumétrica real, o volume acumulado real, a velocidade dos gases ou a velocidade do som em gases com grande precisão, e também em amplas faixas de medição.
O medidor ultrassônico da Algás foi instalado ontem depois de um longo período que envolveu desde a aprovação da Petrobras para modificação nas instalações internas, até a obra final. “Não tínhamos até então medidor próprio nem instalações que comportassem um medidor”, explica Zilberto Medeiros, gerente de distribuição da Algás. “A equipe da gerência técnica da Algás fez todo o projeto para que na sua instalação não houvesse interrupção no fornecimento de gás”.
A tecnologia do medidor aqui no Brasil é relativamente nova e começou a ser comercializado com aprovação do Inmetro a partir de 2005. Por todos os benefícios que este equipamento possibilita, Zilberto Medeiros acredita que seu uso irá se expandir nas demais distribuidoras. “Pela baixa manutenção, rangeabilidade, facilidade de manuseio e precisão acredito que as companhias venham a instalar em todos os City Gates e grandes clientes”, afirma.