O artesanato alagoano estará em exposição mais uma vez na Feira Nacional de Negócios do Artesanato – FENNEART, que ocorre de 6 a 15 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.
Os artistas de Alagoas garantiram a presença com o apoio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Na tarde de ontem, na Secretaria do Desenvolvimento Econômico, os artesãos depositaram no caminhão os materiais e os utensílios para a feira em Pernambuco.
Representação do PAB em Alagoas, o Programa Estadual do Artesão Empreendedor (Prearte), da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, articula a participação de diversos artesãos no estande institucional. Serão beneficiadas nessa edição do evento as associações de artesanato de Maceió, Boca da Mata e da comunidade de Pontal da Barra.
O estande do programa possui 30 metros quadrado, e o artesão já vai encontrar carpete, paredes e chapas divisórias, iluminação, testeira com identificação do estado de Alagoas e uma mesa para a realização de negócios com os compradores interessados.
Artesãos
Artesã desde a infância, Eunice Macedo Beder, com 62 anos, faz parte da associação de artesãos COM’ART, que estará na VIII FENNEART. Ela utiliza a criatividade nos pesos de porta. O objeto de utilidade doméstica também se transforma num objeto de decoração e uma lembrança da terra nordestina, pois ela confecciona no formato dos lendários Lampião e Maria Bonita.
Para essa feira em Pernambuco, Eunice pretende chamar a atenção dos pernambucanos com os pesos de porta dos times de futebol bastante conhecidos por lá, como Sport, Náutico, e Santa Cruz. Além da Eunice Macedo, a associação COM’ART levará os produtos de mais 12 artesãos. O grupo confecciona diversas tipologias, como arte com retalhos, EVA (emborrachados), filtro de café, bordados, bonecas de pano, luminárias, fuxico e crochê.
Participam também da feira em Pernambuco as associações de Pontal da Barra, com o tradicional filé e suas diversas aplicações em bolsas e acessórios, e a arte com retalho da associação Casa da Mãezinha, do município de Boca da Mata.