Franck Caldeira fatura o ouro na maratona do Pan do Rio de JaneiroFranck Caldeira Fechou a participação brasileira no atletismo do Pan do Rio com chave de ouro. O atleta conquistou o ouro na maratona. No total, o atletismo faturou nove medalhas de ouro, cinco de prata e nove de bronze. O frio e o tempo ruim impediram que os atletas pudessem aproveitar as paisagens do Rio de Janeiro.
No trajeto da prova, os atletas passaram por alguns dos pontos mais belos da cidade. A largada foi na praia de São Conrado, os maratonistas passaram pela Avenida Niemeyer e pelas praias do Leblon, de Ipanema, de Copacabana e de Botafogo, e avançaram pelo Aterro do Flamengo até o Museu de Arte Moderna (MAM). A partir daí, a corrida seguiu pelas ruas do Centro da cidade: Passeio Público, Arcos da Lapa, Avenida Chile, rua 1º de Março e Avenida Presidente Vargas. A chegada foi no Aterro do Flamengo.
A prova teve início às 8h30m, em São Conrado, e o venezuelano Jose Alejandro largou na ponta, seguido pelos guatemaltecos Amado Garcia e Alfredo Arevalo. Já no Arpoador, os maratonista da Guatemala assumiram a liderança da prova.
Em botafogo, Vanderlei Cordeiro, que estava no segundo pelotão, alcançou o primeiro grupo e chegou a liderar a prova, no Aterro do Flamengo. Mas o brasileiro foi logo superado pelos guatemaltecos.
Quando o pelotão chegou aos Arcos da Lapa, Alfredo Arevalo e Amado Garcia, da Guatemala, começaram a abrir distância dos adversários. Já na subida do elevado da Avenida Perimetral, Garcia assumiu a liderança da prova e conseguiu 200 metros vantagem.
Ainda no elevado,o brasileiro Franck Caldeira amentou o rítmo é começou a diminuir a distânica para o líder da prova. Com o apoio da torcida, o brasileiro mostrou força e conseguiu ultrapassar o guatemalteco.
Nos últimos 2km de prova, Franck assumiu a liderança e fechou a prova em 2h14m03.