A economia, o folclore, o artesanato e a culinária alagoana estão em exposição da VI Feira dos Municípios Alagoanos até este sábado (4), no pavilhão do Centro Cultural e de Exposições de Maceió, no bairro do Jaraguá.
O evento, realizado pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) com o apoio do Governo do Estado, tem como objetivo divulgar as potencialidades dos municípios e apresentar aos visitantes a diversidade cultural e econômica de Alagoas.
Ao todo, 59 municípios participam da feira e a estimativa é que mais de 200 mil pessoas, entre artistas plásticos, músicos, atores, pesquisadores, turistas, professores e comerciantes, visitem os cerca de 100 estandes.
Para o presidente da AMA, Jarbas Omena, a feira é também um incentivo para o desenvolvimento sociocultural das cidades. “Na verdade a feira é um ambiente de intercâmbio cultural e os visitantes terão a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre nossas raízes, história e economia”, afirma.
Arranjos produtivos
Além dos estandes municipais, diversas instituições participam do evento, expondo produtos e projetos voltados ao desenvolvimento sócio-econômico do Estado.
Um deles, organizado pelo Sebrae em Alagoas e Secretaria de Estado do Planejamento e do Orçamento (Seplan), traz uma amostra de produtos dos Arranjos Produtivos Locais (APL) de Alagoas.
“A exposição dos arranjos é uma oportunidade para que os alagoanos conheçam melhor o que é feito em Alagoas por meio dos APL”, comenta o Coordenador do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), Ronaldo Moraes.
“Nossa expectativa é que, durante a feira, uma grande quantidade de contratos e acordos sejam firmados entre investidores e municípios, o que vai contribuir para o desenvolvimento econômico do Estado”, disse o vice-governador de Alagoas, José Wanderley Neto.