O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Alagoas realiza, a partir de amanhã, nos municípios de Maravilha e Santana do Ipanema um mutirão para emissão de documentos e atendimentos em saúde para trabalhadoras rurais, assentadas da Reforma Agrária e agricultoras familiares. A expectativa é realizar 10 mil atendimentos durante três dias.
O mutirão faz parte do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural, que em Alagoas completa a 10ª e a 11ª etapa. Santana do Ipanema será o primeiro município a ser atendido, durante os dois primeiros dias. No último dia do mutirão, 16, é a vez de Maravilha. Ao todo, devem ser emitidos cerca de 4,5 mil documentos nas duas cidades sertanejas.
Destinado inicialmente a trabalhadoras rurais, o programa oferece gratuitamente à população em geral a emissão de Registro Geral, CPF, Carteira de Trabalho, além de atendimento médico, como medição de pressão e de nível de glicose no sangue, atendimento odontológico, com aplicação de flúor e até corte de cabelo. O Banco do Nordeste (BNB) levará orientações sobre renegociação de dívidas rurais e financiamentos.
Números
Desde o início do programa, há três anos, já foram realizados 30 mil atendimentos, com 18,5 mil documentos emitidos. Somente em Delmiro Gouveia, há cerca de quatro meses, foram realizados mais de nove mil atendimentos.
O Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural é fruto de uma parceira entre o Incra, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste, Instituto de Identificação, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Delegacia Regional do Ministério do Trabalho em Emprego e prefeituras locais.