Teotonio Vilela assina convênio para auditar obras da Gautama

Sionelly Leite/Alagoas24horasSionelly Leite/Alagoas24horas

O governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho (PSDB) assinou – na manhã de hoje – um convênio com o Exército para realizar uma auditoria técnica nas obras da construtora Gautama. Vilela ressaltou que é mais um passo para a transparência de seu governo. “A auditoria técnica das obras não prevê a continuidade das construções. Nós fizemos uma primeira auditoria na parte contábil e agora estamos dando início a uma auditoria técnica”, destacou Vilela.

As obras podem ter – como foi recomendado pela Controladoria Geral do Estado de Alagoas – os contratos cancelados. Vilela ressaltou a importância da parceria com o Estado e destacou que estes convênios já são firmados a longas datas em Alagoas. “Consolidamos uma aliança importante, já que Alagoas tem indicadores cruéis e dramáticos e não pode perder recursos. Nós possuímos o mais baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do país. Metade da população está abaixo da linha de pobreza”, colocou.

Vilela aproveitou a oportunidade para ressaltar – em seu discurso – que o Governo do Estado não pode fazer o trabalho de forma isolada e precisa “da união de toda a sociedade”. “Não pode ser um trabalho isolado do governador ou de um secretário. É preciso esforço conjunto. Buscamos parcerias em todas as áreas”, destacou.

Depois da assinatura do convênio, o governador de Alagoas partiu em viagem para o estado de Minas Gerais, onde participa de uma reunião com governadores tucanos para discutir política e gestão pública. “A maior parceria que estamos firmando é com a população, que ao longo do tempo deixou de acreditar no poder público. Precisamos recuperar esta confiança”, avaliou Teotonio Vilela, que crer que o convênio com o Exército e as auditorias podem aumentar a credibilidade do Governo do Estado.

O convênio foi firmado diretamente com a Secretaria de Infra-estrutura, pasta assumida – desde a Operação Navalha – pelo também secretário de Planejamento, Sérgio Moreira. O grupo de trabalho não terá componentes do governo do Estado e vai atuar de forma totalmente independente, junto ao pessoal do Departamento de Engenharia e Construção do Exército. A comissão vai reunir, além do pessoal do Exército, engenheiros e técnicos especializados de instituições locais e nacionais”, afirma o secretário Sérgio Moreira.

Entre os organismos que vão participar do grupo de trabalho nas auditorias estão o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de Alagoas (Crea/AL), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Universidade de São Paulo (USP) e a organização não-governamental Instituto Ilumina Nordeste.

Veja Mais

Deixe um comentário