As associações de moradores das comunidades dos povoados de Massagueira, Barra Nova e Santa Rita realizam, amanhã, a II Operação Cata Lixo Lagoa Limpa. A ação ecológica, de caráter educativo, pretende retirar da Lagoa Manguaba a maior quantidade de lixo possível.
Na edição do ano passado, os catadores, todo eles voluntários, conseguiram retirar mais de 18 toneladas de lixo dos canais, como garrafas PET, pneus, sacos plásticos, latinhas, entre outros. Este ano, a ação contará com a participação de 250 estudantes de escolas da região, além de 80 pescadores, todos engajados em deixar a lagoa mais limpa.
Durante o primeiro semestre, foram desenvolvidas diveras atividades educativas, com concurso de redação e pintura além de palestras com a presença de técnica o Instituto do Meio Ambiente (IMA).
As atividades da II Operação Cata Lixo Lagoa Limpa terá início às 9h, na Massagueira, com a realização de uma gincana na qual participarão pescadores, estudantes e a população desses locais.
Haverá sorteios de prêmios e cestas básicas para os participantes. Numa primeira etapa, que aconteceu no último dia 18, foram ministradas palestras educativas e vídeos sobre o meio ambiente, para os alunos do ensino básico e fundamental da Escola Municipal Petronila de Gouveia, em Massagueira. Além de um concurso de redação e desenho sobre o tema “Limpeza da Lagoa”, em todos os colégios da região.