No quarto encontro entre Grêmio e Santos nesta temporada, os gaúchos se deram melhor e ganharam por 1 a 0, gol de Marcel, na tarde deste sábado, no Olímpico, pelo Campeonato Brasileiro. Além de serem superados em campo, os paulistas perdem também a briga direta por uma vaga no G-4.
Com o resultado desta rodada, o time tricolor confirmou leve vantagem sobre o alvinegro em 2007. Na Libertadores da América foram uma vitória para cada, e na competição nacional houve um empate no primeiro turno. A equipe do técnico Mano Menezes, com 44 pontos, ganha também um lugar entre os quatro primeiros colocados, e para se manter na ponta terá o clássico contra o Juventude, em Caxias do Sul, no dia 30.
Ao tropeçar no Sul, a equipe comandada por Wanderlei Luxemburgo estaciona nos 42 pontos, e perde seu lugar na tabela justamente para o Grêmio. Para se recuperar, volta à Vila Belmiro na próxima rodada para o difícil jogo contra o Vasco.
O Grêmio começou dominando o confronto, sem deixar o adversário sair do campo de defesa. Com o controle do meio de campo, os donos da casa rondavam a meta santista, mas não conseguia passar pela zaga, e apenas nos escanteios Fábio costa tinha trabalho.
Só depois dos 25 minutos os visitantes começaram a fugir da marcação, e com boas triangulações, mostravam que poderiam surpreender no contra-ataque. Com mais tranqüilidade para trocar passes, o Santos equilibrava a partida, chegava na área com perigo, mas não conseguiu abrir o placar até o intervalo.
Com três minutos na etapa final, Kleber recebeu na frente da área a tentou por cobertura, mas o goleiro gremista, atento, espalmou para escanteio. Os times mostravam mais disposição na busca do gol, deixando a partida aberta. E não demorou para Marcel balançar as redes.
Em falta na entrada da área, aos 10, o centroavante tricolor chutou baixo, com muita força, sem chances para Fábio Costa evitar o 1 a 0. O Grêmio mostrava motivação e parecia mais próximo de aumentar a vantagem. Com paciência, o Santos mantinha a posse de bola, mas até o apito final não teve forças para passar pela retranca gaúcha.
Na próxima rodada, o Grêmio vai a Caxias do Sul onde enfrenta o Juventude, no domingo, 30, às 16 horas. O Santos joga na Vila Belmiro contra o Vasco, no mesmo horário.