Quinze anos depois de seu afastamento da presidência da República, Fernando Collor de Mello (PTB-AL) prepara-se para disputar o governo de Alagoas em 2010, de acordo com o secretário-geral do PTB, deputado Campos Machado (SP).
Há pouco mais de um mês, desde que pediu afastamento do Senado, Collor está percorrendo o estado para estruturar o PTB. Depois da campanha pela filiação ao partido, fará palestras.
Desde que tomou posse, em fevereiro, Collor não passou muito tempo no exercício de sua função. Foram pouco mais de sete meses até o licenciamento, em 20 de agosto. Em seu lugar está Euclydes Mello (PTB-AL), primo de Collor, que também passou a última semana viajando para aumentar as filiações ao partido.
Presidente do diretório estadual de Alagoas, Collor se dedicará até o dia 05 de outubro, prazo final de filiação partidária, a aumentar o número de candidatos às eleições de 2008 pelo PTB.
Eleito pelo PRTB, trocou de legenda um dia após sua posse e hoje é um dos vice-presidentes do partido de Roberto Jefferson. O afastamento de quatro meses foi pedido enquanto o Senado fervia com os escândalos envolvendo o nome do presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB).
Com a licença, Collor não votou sobre o processo de quebra de decoro parlamentar de Renan Calheiros. Durante o mandato de Collor como presidente, Renan transformou-se de líder de governo a desafeto político.
A assessoria de imprensa de Collor confirmou apenas que ele está em Alagoas cuidando das questões do partido e não informou se ele tem pretensão de disputar o governo do estado.