Dois homens armados renderam o vigia do cemitério municipal de Balneário Piçarras, cidade localizada a 110 km ao norte de Florianópolis, e destruíram mais de 200 túmulos na madrugada de domingo.
O vigia foi rendido durante a madrugada e permaneceu trancado na guarita, sem comunicação. Em seguida, os homens atearam fogo em vários túmulos e destruíram lápides e enfeites. Fotos das pessoas enterradas no local também foram queimadas.
Segundo o administrador do cemitério, Mauro dos Santos, cerca de 250 túmulos dos mil existentes foram depredados, mas nenhum deles foi violado. Ele, que trabalha há um ano e sete meses no local, disse estar consternado com o que aconteceu. "Foi como se me dessem uma facada. É um crime o que fizeram por aqui", disse. "Tenho carinho pelo local, gosto das pessoas que vão ao cemitério e também das que lá estão enterradas".
A Polícia Civil esteve no local e irá investigar o caso. Ainda não há suspeitos de quem possa ter praticado o ato. O vigia rendido não se feriu e declarou aos policiais que os dois invasores usavam bonés e estariam armados com revólveres calibre 38. "Estamos orientando os familiares e vamos esperar a investigação policial", completou Mauro.