Marceneiros e empresários do setor moveleiro de Arapiraca serão capacitados para aprimorar técnicas e melhorar a qualidade dos móveis fabricados em Alagoas. O Arranjo Produtivo Local de Móveis no Agreste deu início nesta quinta-feira (4) às aulas da Escola de Marcenaria. Cerca de 85 funcionários de 35 empresas devem participar dos treinamentos que visam otimizar os processos produtivos na indústria.
Inaugurada em Setembro de 2007, a Escola de Marcenaria é uma das ações do APL Móveis para aprimorar e qualificar os profissionais do setor. Anualmente, oferecerá cursos adequados às necessidades do mercado. O primeiro deles é sobre marcenaria básica, mas ainda em 2007 outras seis capacitações serão realizadas: estruturação de estofados, serralharia artística, modelagem, corte e costura para estofados, marcenaria básica, além de consultorias em melhoria de processos de fabricação para estofados e processos produtivos.
“A qualificação da mão-de-obra é o principal obstáculo enfrentado pelos empresários do ramo de móveis na hora da contratação” afirmou a coordenadora do APL Móveis, Zélia Azevedo.
A criação da escola é fruto da parceria entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae/AL), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Governo de Alagoas, Federação das Associações Comerciais do de Alagoas (Federalagoas), Prefeituras de Palmeira dos Índios e Arapiraca, Banco do Brasil, Banco do Nordeste (BNB), Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Faculdade de Alagoas (FAL) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas.
Podem participar dos cursos funcionários de empresas integrantes do APL e do mercado local. As aulas serão realizadas no escritório regional do Sebrae/AL. Outras informações pelo (82) 3522-9000.