Cerca de 200 pessoas, entre crianças e adultos, lotaram a quadra da escola municipal Manuel Sérgio Braga, no bairro da Chã da Jaqueira, na tarde de hoje. Em uma iniciativa da OAB-AL (Ordem dos Advogados do Brasil) em parceria com a Associação de Moradores do bairro, os pequenos tiveram um dia de lazer e informação.
Jogos, brincadeiras, entrega de brinquedos e guloseimas dividiram espaço na atenção das crianças e adultos com um assunto sério: a violência doméstica contra a criança, tema da palestra ministrada pela presidente da Comissão de Defesa da Criança e do Adolescente da OAB/AL, Lucila Vicentin.
“Essa iniciativa é importante, principalmente nesse momento, quando vemos tantos casos de mães abandonado filhos nas lixeiras, sem contar com a violência que acontece dentro de casa, atingindo crianças de 0 a 6 anos. Essa é ainda mais cruel”, avalia a palestrante.
A festa das crianças e a palestra marcam o início da Semana Nacional de Prevenção da Violência na Primeira Infância (0 a 6 anos), que começa hoje e prossegue até o dia 18 de outubro.
“Ainda não temos dados do total de casos deste tipo de violência em Alagoas, mas estamos realizando um levantamento, em conjunto com outros órgãos. Porém, qualquer número que obtivermos ainda não será real, porque faltam as denúncias. É difícil para a família denunciar”, explicou Lucila, enquanto distribuía com os presentes folders sobre “Os direitos e deveres da criança” e sobre a violência infantil.
O professor Antônio Vieira, líder comunitário da região e um dos organizadores da festa, destacou a importância do evento: “A comunidade precisa saber que violência doméstica, abusos contra crianças, são coisas que não podem acontecer”.
Além de conscientizar a população sobre a importância do período de zero e seis anos para a formação do cidadão mais apto à cultura de paz, a OAB pretende também divulgar a Lei 11.523/2007, do dia 18 de setembro de 2007, que institui a Semana Nacional de prevenção da Violência na Primeira Infância.
Onde denuciar:
Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente: 0800-284 9390
OAB: 2121-3232