Fisioterapia ajuda no crescimento de produção artesanal

Com técnicas científicas de fisioterapia, o projeto de extensão Comunidade Saudável da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) tem obtido resultados positivos para a saúde, qualidade de vida e aumento de produção das rendeiras do bairro Pontal da Barra de Maceió, onde são atendidas 30 mulheres com idade entre 22 e 71 anos.

Desde o início das atividades desse projeto, há dois anos, o Programa Saúde da Família (PSF) de Maceió observou significativa diminuição de queixas a respeito de algias (dores) de coluna nos postos de saúde instalados no bairro onde vivem em trabalham as rendeiras, segundo informações de Ana Raquel Carvalho Mourão, professora de fisioterapia e também responsável pelo projeto.

O coordenador da atividade, Geraldo Magela, explica que o trabalho é uma “reeducação postural global com uso do método Iso Stretching”, uma técnica francesa de prevenção e tratamento de problemas na coluna vertebral, realizada por meio de alongamentos e fortalecimento muscular.

“O objetivo dessa atividade de extensão é trabalhar com as rendeiras do pontal a prevenção e o tratamento de dores na coluna, que é uma queixa muito comum nessa população em função da postura adotada por elas durante o trabalho”, afirma ele.

A proposta tem base no tripé ensino, pesquisa e extensão, e envolve os estudantes do 5º ano da Faculdade de Fisioterapia da Uncisal, os quais cumprem o estágio curricular de fisioterapia preventiva.

Fonte: Assessoria/Uncisal

Veja Mais

Deixe um comentário