Diversas entidades e movimentos sociais estarão reunidos na manhã deste domingo para comemorar o Dia do Servidor Público. Para marcar a data, haverá, logo mais, uma passeata contra a violência em Alagoas, na orla marítima de Maceió. A concentração acontece no Alagoinha, Praia de Ponta Verde.
Neste domingo, também faz 11 anos do assassinato do tributarista Silvio Viana, que ainda continua impune. Outros crimes emblemáticos de Alagoas, como do professor Paulo Bandeira, do líder dos camelôs Sandro Gomes, do líder do Movimento Sem Terra Jaelson Melquíades dos Santos, do sindicalista José Galvão, e outros de conotação política, como a do vereador do município de Delmiro Gouveia, Fernando Aldo Gomes e o suplente de vereador na cidade de São Luiz do Quitunde José Geraldo Renovado de Cerqueira; serão lembrados na manifestação.
Na semana passada as entidades que compõem o movimento contra violência estiveram reunidos com o representante do Ministério da Justiça, Pedro Montenegro, para elaborar o documento que pede a federalização da Segurança Pública em Alagoas.
Isto porque este ano, em nove meses, já foram assassinadas 487 pessoas. “Há uma banalização da violência. E temos que combater isso”, disse o diretor de Planejamento do Sindpoll, José Carlos Fernandes.