Fórum: moradores do Benedito Bentes terão acesso à Justiça

Depois de sancionada, no último dia 17 de outubro, a lei que implanta fóruns regionais na localidade do Benedito Bentes e da Universidade Federal de Alagoas, os moradores aguardam a efetivação do projeto que vai minimizar os problemas de grande parte da população que reside naquelas regiões.

Conforme o texto do projeto de lei, as varas instaladas nos Fóruns Regionais terão atividades correspondentes aos Juizados Especiais, Cíveis e Criminais que estejam instalados nas respectivas estruturas. Os processos que estiverem tramitando na 5ª Vara Criminal da Capital e na 25ª Vara Cível da Capital até a data da efetiva instalação do Fórum Regional do Benedito Bentes serão redistribuídos entre as demais Varas da Capital com competências correlatas.

Para o prefeito comunitário do Benedito Bentes, Silvânio Barbosa, a criação do fórum caracteriza, ainda mais, a independência no bairro. “Finalmente a Assembléia e o Tribunal de Justiça entenderam a importância do fórum para o desenvolvimento social. Agora esperamos a efetivação dele, depois de 21 anos de existência, podemos ver as mudanças acontecendo. Queremos o funcionamento – que pode ser no 10° Juizado – ou uma unidade nova”, ressaltou Barbosa.

Erros de documentação, processos de separação, além de questões que poderiam ser esquecidas pela dificuldade de acesso da população serão resolvidas nas varas locais.

Criminalidade

Nos primeiros meses do ano, a Polícia registrou, no Benedito Bentes, duas tentativas de seqüestro e um concretizado, 12 assaltos a comerciantes, e oito homicídios (90% deles ligados ao uso de drogas). “Neste mesmo período, o Comando do 5º Batalhão mudou quatro vezes, o que também ocorreu na Delegacia local, pelo qual passaram quatro delegados. Após essa onda de crimes, quando foi criado o Conselho de Segurança Comunitária, as polícias têm trabalhado em conjunto com a sociedade e os índices têm diminuído”, relatou Barbosa.

Ele conta que sete meses depois, já se pode ver um decréscimo da violência na região, que pode reduzir ainda mais com a efetivação do fórum. “De abril a outubro, registramos três assaltos a comerciantes e cinco homicídios, uma redução que pode surpreender ainda mais quando o fórum estiver instalado”, concluiu.

Veja Mais

Deixe um comentário