Em acordo sem multa rescisória, Alonso deixa a McLaren

APTerceiro na temporada deste ano, Alonso anuncia saída da McLaren

Terceiro na temporada deste ano, Alonso anuncia saída da McLaren

O espanhol bicampeão Fernando Alonso e a escuderia McLaren-Mercedes chegaram a um acordo nesta sexta-feira para rescindir o contrato do piloto. De acordo com o empresário de Alonso, Luis García-Abad, ele deixará a equipe sem precisar pagar multa rescisória apesar dos dois anos que ainda tem em contrato com a equipe.

"Fernando não está mais com a McLaren. Está fechado. Ele está livre para assinar com outra equipe na próxima temporada", confirmou García-Abad à imprensa européia. O novo destino de Alonso só será conhecido daqui a três ou quatro semanas.

Na quinta-feira, o empresário do piloto já tinha adiantado que o espanhol estudava propostas para 2008. "Temos muitas hipóteses sobre a mesa e estamos discutindo com Alonso sobre elas. Eu sei o que queremos fazer para o próximo ano, porém não sei se será possível", disse García-Abad.

Especulações

Esta semana, o espanhol negou a possibilidade de ir para a Williams em negociação que envolveria, na troca, a ida do alemão Nico Rosberg para a McLaren. Outra equipe que se mostrou interessada no espanhol é a Red Bull, que já teria feito uma proposta pelo piloto. Entre os fatores que motivariam Alonso à mudança está a presença do renomado projetista Adrian Newey, com quem o espanhol teria interesse em trabalhar.

Além disso, Alonso tem sido especulado na Renault, inclusive com o chefe do time Flavio Briatore confirmando que fez uma oferta ao espanhol. No entanto, o entrave na negociação seria o tempo de contrato: o espanhol só aceitaria por um ano, mas a proposta dos franceses seria por três temporadas.

Este ano, Alonso chegou à McLaren após dois títulos seguidos com a Renault, mas foi considerado o fracasso da temporada pela imprensa internacional. Ao longo do ano, o espanhol teve desentendimentos com a diretoria da equipe e com seu companheiro de time, o britânico Lewis Hamilton, que ganhou a preferência de Ron Dennis. A relação com o chefe da equipe ficou tão estremecida que os dois teriam parado de se falar, e Dennis admitiu que torcia por Hamilton.

Alonso terminou 2007 no terceiro lugar na classificação de pilotos, atrás do ferrarista finlandês Kimi Räikkönen, que obteve seu primeiro título mundial, e Hamilton, em segundo.

Para piorar, Alonso foi um dos nomes envolvidos no escândalo de corrupção que marcou a temporada da Fórmula 1. A McLaren foi excluída do Mundial de Construtores e recebeu uma pesada multa de US$ 100 milhões, mas seus pilotos foram poupados.

Veja Mais

Deixe um comentário