Além de ser uma arena de solidariedade, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) se transformará em uma tenda da alegria, já que durante esta terça-feira, as maiores atrações do Circo Beto Carreiro, que está em Maceió, farão apresentações no pátio da instituição para os doadores de sangue voluntários. Como se não bastasse, cada doador ainda receberá um ingresso para assistir, no próprio circo, armada ao lado do Hipermercado Extra, no bairro do Farol, as mega atrações da maior trupe circense do País.
A parceria visa chamar a atenção da população alagoana sobre a importância da solidariedade, do voluntariado e, conseqüentemente, da doação de sangue. Isso porque, diariamente, todas as unidades hospitalares, prontos socorros, mini pronto-socorros e maternidades públicas de Alagoas recebem o sangue coleta pelo Hemoal para atender a grande demanda de transfusões. Demanda que cresce em conseqüência das intervenções cirúrgicas e dos pacientes que perderam muito sangue após se envolverem em acidentes no trânsito ou serem lesionados por armas de fogo e branca.
“Em todos os estados onde o Circo Beto Carreiro passa, realizamos essa parceria com os hemocentros, porque entendemos o valor de uma doação sangüínea, pois um de nossos palhaços já foi vítima de um acidente, necessitou de sangue e não havia o tipo que ele necessitava no Hemocentro do Ceará (Hemoce). Por essa razão, resolvemos abraçar essa causa e firmarmos essa parceria com o Hemoal, já que temos o mesmo objetivo, levar alegria e esperança à população”, salienta o diretor de Marketing do Circo Beto Carreiro, Sérgio Robattini.
Critérios – E para se candidatar à doação de sangue o doador voluntário deve atender aos requisitos básicos especificados pelo Ministério da Saúde, por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Isso porque, o candidato deve ter idade superior a 18 anos, pesar 50 kg, portar um documento de identificação com foto e não pode ter contraído doença de Chagas, AIDS, sífilis e hepatite, após os 10 anos, além de estar bem alimentado. Já quanto às gestantes e lactantes não é permitida a doação e, no caso dos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um prazo de dois meses para os homens e três para as mulheres. Entretanto, além da captação de doadores que acontecerá na sede do Hemoal, a Unidade Móvel estará estacionada no pátio do Hotel Jatiúca, a fim de captar doadores de sangue que residam na Orla Marítima de Maceió.