RG: audiência pública não resolve atraso

O atraso de cerca de 120 dias na entrega de cédula de identidade em Arapiraca não será solucionado em tempo hábil. Em uma audiência pública realizada hoje no plenário da Câmara Municipal, o diretor do órgão, Luiz Geraldo Mendonça, questionado pelos vereadores, apresentou uma série de dificuldades que vão desde a falta de pessoal a erros de digitalização.

A audiência pública foi uma solicitação do vereador Ronald Vital Rios (PMDB), em razão dos atrasos na entrega do documento e as constantes reclamações da comunidade arapiraquense. Os mais prejudicados com o descaso são os jovens que precisam se inscrever nos concursos vestibulares. Para conseguir o documento, os alunos têm que se deslocar até o estado de Sergipe.

A entrega do documento em Arapiraca chega a atrasar 120 dias e o diretor do órgão atribui como principal problema a falta de funcionários. Explicou que o órgão recebe diariamente 50 pedidos de identidade e conta com apenas um policial militar para esse serviço.

Outro problema apontado pelo diretor do Instituto de Identificação são os erros de digitalização e a confecção da foto, que segundo ele, na maioria das vezes, apresenta falha. “Este problema contribui muito no sentido de atrapalhar o serviço” justificou Mendonça.

Solução

Questionado pelos vereadores, Luiz Geraldo Mendonça apresentou como solução para o problema a instalação de um escritório em Arapiraca do Instituto de Identificação, que resolveria de uma vez os atrasos na entrega do documento.

Os vereadores ainda sugeriram uma parceria com a Prefeitura de Arapiraca no sentido de agilizar o processo de entrega da cédula de identidade. Mendonça sugeriu aos vereadores que elaborassem um documento e levassem ao governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) transformando o Instituto de Identificação em uma autarquia, oferecendo condição ao órgão de adquirir autonomia na compra do material necessário para sua manutenção. Explicou Mendonça que quando tem necessidade do material necessário para o órgão tem que recorrer ao Estado. Outra sugestão apresentada por Mendonça foi a solicitação pelos vereadores da realização do Governo Itinerante, quando seria possível distribuir com rapidez, maior número de cédulas de identidade.

O diretor do Instituto de Identificação informou ainda, que em dezembro deste ano, estará abrindo oficialmente um escritório do governo do Estado em Arapiraca, que segundo ele, vai dar continuidade ao trabalho realizado pela extinta Governadoria do Agreste e Baixo São Francisco.

Veja Mais

Deixe um comentário