Religiosos homenageiam ancestrais quilombolas

Babalorixás, ialorixás, filhos e filhas de santo realizam na Serra da Barriga, solo sagrado da liberdade e palco da resistência negra, uma cerimônia religiosa para homenagear e executar suas oferendas aos ancestrais quilombolas.

A cerimônia está começando nesta madrugada para marcar o Dia da Consciência Negra, data que imortaliza o herói nacional Zumbi dos Palmares e os demais guerreiros quilombolas. A atividade é uma das mais importantes ações na Celebração da Semana da Consciência Negra nas cidades de Maceió e União dos Palmares.

Cerca de 225 religiosos que integram vários segmentos afro-culturais de matrizes africanas, como: Candomblé, Umbanda, Jurema, Nagô, Angola e Gêge – contemplando todas as federações alagoanas de culto afro-brasileiro, que são quatro no Estado, uma no município de Pilar e três em Maceió. No encerramento será servido um café da manhã para a confraternização dos participantes.

O Historiador e Babalorixá Célio Rodrigues, destacou a importância histórica da realização da cerimônia na Serra da Barriga, sede do Quilombo dos Palmares e o local que reafirma o respeito étnico-racial e religioso. “Nós não devemos esquecer que além da parte cultural, também teve toda uma luta travada de resistência do povo negro palmarino. Nesse contexto, é de suma importância a oferenda aos ancestrais, que é a forma de exaltarmos os nossos heróis quanto a parte religiosa. A religião foi o ponto de equilíbrio mais forte para suportar a dor da escravidão, e nesse espaço sagrado eles puderam livremente fazer a religião sem nenhuma forma de repressão”, afirmou.

A Semana da Consciência Negra é uma promoção do Ministério da Cultura e da Fundação Cultural Palmares, em parceria com o Instituto Magna Mater, Governo de Alagoas, Prefeitura de União dos Palmares, Fórum de Entidades Negras de Alagoas (FENAL), Associação dos Grupos Culturais e Entidades Negras de União dos Palmares (AGRUCENUP), ONG Anajô, Sebrae e o Banco Nordeste. A Petrobras é a patrocinadora dos eventos.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário