OAB exige mudança da cúpula de segurança

Alagoas24horasPresidente da OAB recebe comissão de agentes penitenciários

Presidente da OAB recebe comissão de agentes penitenciários

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Alagoas, Omar Coêlho, disse hoje durante a reunião com agentes penitenciários que vai pedir a mudança de toda a cúpula de Segurança do Estado, começando pelo secretário de Defesa Social, general Sá Rocha.

A reunião aconteceu na sede da OAB entre Omar Coêlho, o presidente da Comissão dos Direitos Humanos da OAB, Gilberto Irineu, presidente do Grupo de Gestão Integrada, Augusto Galvão e uma comissão formada por três agentes penitenciários que voltou a denunciar a falta de estrutura para o trabalho.

Além das reclamações sobre falta de viaturas adequadas para transportar presos, a ausência de materiais como coletes, armas não-letais e armamento novo para a segurança do sistema. “Estamos cansados de andar em viaturas desapropriadas, sem coletes e sem o apoio da Polícia Militar, como deveria acontecer. Não foi a tradédia de ontem que nos motivou a reivindicar, porque há cerca de um ano nós fazemos as mesmas denúncias e nada acontece”, disseram os agentes.

“Nós trabalhamos com munições letais, não existem armas não-letais para que possamos conter conflitos menores. No caso de uma revolta dos presos em que atentem contra a vida dos agentes, haverá uma chacina”, alegaram.

Eles voltaram a criticar a existência de um orelhão – segundo eles não grampeado – que é utilizado por presos para se comunicar com criminosos fora do Sistema. “Nós temos consciência de que o plano de resgate do preso foi combinado dentro do presídio através do orelhão”, ressaltaram.

“Nós iremos pedir a mudança de toda a cúpula de Segurança do Estado. A sociedade está em clima de pavor e o Governo continua agindo como se nada estivesse acontecendo”, afirmou Omar Coêlho.

“As mortes no cadeião, ocorridas na última rebelião, são responsabilidade do poder judiciário. Grande parte dos reeducandos que estão ali são resultado da falta de celeridade da Justiça, que inclusive, precisa criar alternativas para os presos condenados por pequenos delitos que passam anos aguardando uma solução”, acrescentou Coêlho.

A solicitação de mudança da cúpula de Segurança será oficializada na próxima segunda-feira, às 9h, durante a reunião do Conselho de Segurança e no mesmo dia, às 15h, durante a reunião do GGI.

"Queremos também que a OAB responsabilize o Estado pelo que aconteceu com o agente ontem", disse Marcelo Avelino, diretor do Sindicato dos Agentes Penitenciários.

Assembléia

Ele confirmou a assembléia da categoria, marcada para esta sexta-feira, 30, a partir das 8h, no Sindicato dos Urbanitários. Os agentes irão discutir como serão feitos, a partir de agora, os procedimentos como escolta, revista e patrulhamento.

"Nossos cuidados serão redobrados, mas vamos acirrar a cobrança em cima do Estado. Se não houver condições de trabalho, os procedimentos não serão feitos".

Veja Mais

Deixe um comentário