Na última rodada do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro venceu o América-RN por 2 a 0, neste domingo, no Mineirão, e garantiu vaga na Copa Libertadores 2008. O time celeste contou com a ajuda do rival Atlético-MG, que derrotou o Palmeiras em São Paulo.
O Cruzeiro terminou o Brasileirão com 60 pontos e no quinto lugar. No entanto, ficou com a última vaga à Libertadores, uma vez que o Fluminense, em quarto lugar, já tem lugar certo na competição continental por ser o campeão da Copa do Brasil. O Palmeiras, com a derrota, ficou de fora.
Depois de perder duas seguidas fora de casa, para Internacional e Sport, e sair da zona de classificação para a Libertadores, o Cruzeiro não encontrou dificuldade para derrotar o lanterna América-RN, já rebaixado à Série B há várias rodadas, e fazer a sua parte dentro de casa.
O time celeste começou pressionando bastante o adversário e criou várias oportunidades. Mas só conseguiu abrir o placar aos 19min, quando já havia reduzido o ritmo. Leandro Domingues acertou um belo chute de fora da área e acertou o canto do goleiro Azul.
Cinco minutos depois Leandro Domingues sofreu pênalti, cometido por Klebson. Roni cobrou bem e aumentou a vantagem do Cruzeiro. O América, que entrou em campo com um time misto, chegou pouco ao gol de Fábio, que quase não trabalhou no primeiro tempo.
Durante o jogo, uma situação inusitada ocorreu no Mineirão. A torcida do Cruzeiro chegou a vibrar com o primeiro gol do rival Atlético em São Paulo. Logo em seguida o Palmeiras empatou. Mas no segundo tempo, o time alvinegro fez mais dois e venceu os paulistas por 3 a 1.
No segundo tempo, o Cruzeiro diminuiu o ritmo e não conseguiu criar tantas oportunidades. Aos 27min, a equipe celeste ficou com um jogador a menos em campo – Emerson, que havia substituído Thiago Martinelli, foi expulso. O América teve mais chances de marcar.
Cruzeiro
Fábio; Mariano, Leo Fortunato, Thiago Martinelli (Emerson) e Fábio Santos; Ramires, Charles, Leandro Domingues e Wagner (Marcinho); Alecsandro (Marcelo Moreno) e Roni
Técnico: Dorival Júnior
América-RN
Azul; Chiquinho, Rogélio, Nei Santos e Tony; João Neto (Washington), Marquinhos Mossoró, Berg e Geovane; Leo Papel (Vasconcelos) e Klebson (Ângelo)
Técnico: Paulo Moroni