Uma reunião na manhã desta terça-feira entre a Superintendência Municipal de Iluminação Pública (Sima), Secretaria de Justiça e Defesa Social e Polícia Militar começou a definir um plano de ação para coibir o furto de cabos e equipamentos da rede de iluminação pública da Capital. Só neste ano, a Prefeitura de Maceió acumula um prejuízo de R$ 427 mil com os roubos, que prejudicam o bom funcionamento da rede de iluminação.
Participaram da reunião o superintendente da Sima, Max Trindade, o secretário-adjunto de Defesa Social, coronel Ronaldo dos Santos, e o comandante do Comando de Policiamento da Capital, coronel Adílson Bispo. Uma parceria entre os órgãos foi firmada com o intuito de coibir a ação dos vândalos, que vem causando enormes danos ao parque de iluminação pública de Maceió.
A Sima apresentou um relatório mostrando os equipamentos furtados e os locais onde o índice de furtos é maior. Só nos últimos meses foram roubados equipamentos no Viaduto Ib Gatto Falcão, avenidas Álvaro Otacílio e da Paz, que juntos superam mais de R$ 100 mil de prejuízos aos cofres públicos.
Para o superintendente da Sima, Max Trindade, esta parceria será fundamental para coibir a ação constante dos vândalos. Ele revelou que a orla marítima é um dos pontos da Capital que mais sofrem com os roubos de cabos, projetores, lâmpadas, dentre outros materiais pertencentes à rede.
Com a apresentação dos dados por parte da Sima, a Secretaria de Defesa Social e a Polícia Militar já estão traçando um planejamento para descobrir quem são os responsáveis pelos furtos dos equipamentos. Nos próximos dias os órgãos irão trabalhar em conjunto através de ações investigativas e ostensivas.
A população também poderá ajudar ligando para o Disk Luz da Sima, no número 0800-727-7170 para informar se houve danos à rede de iluminação em seu bairro. O serviço está disponível 24 horas. O cidadão pode ligar ainda para comunicar se existe algum poste sem funcionar na rua onde mora.