Apenas nos dois primeiros dias de atividades da Semana Nacional da Conciliação em Alagoas, 1179 audiências foram realizadas, sendo 730 acordos homologados e 4666 pessoas beneficiadas, mantendo a média de 62% de conciliações. Segundo a juíza coordenadora da Central de Conciliação em Maceió, Fátima Pirauá, este percentual deve aumentar ainda mais, pois muitas pessoas têm procurado a Central para pautar seus processos para o próximo sábado (8), onde haverá o encerramento das atividades no colégio Moreira e Silva.
“Muitas pessoas estão sabendo do movimento pela imprensa e nos procurado para incluir seus processos na pauta da conciliação. Esperamos que até o próximo sábado esse número aumente, mas já estamos contentes com os índices em todo o Estado”, explica a juíza.
Desde segunda-feira (3), toda a justiça brasileira está empenhada na Semana Nacional da Conciliação, que tem como meta realizar 215 mil audiências. O movimento nacional envolve mais de 3000 magistrados e 20000 servidores em todo o país.
Para Fátima Pirauá, os operadores do direito devem atentar para a necessidade de tentar ao máximo pacificar as ações e conciliar os processos, pois “há uma considerável celeridade nos trâmites, o que desafoga as varas e facilita todo o trabalho do Poder Judiciário”. Na Central de Conciliação, localizada no fórum central de Maceió, o índice de acordos chega a 80%, o que demonstra, segundo a juíza, a receptividade da população para ações desse tipo.
A única preocupação dos organizadores do evento, em Alagoas, é em relação à intimação das partes. Muitas audiências não estão sendo realizadas porque os oficiais de justiça têm encontrado dificuldade em cumprir as intimações.
Em 2006, durante o Dia Nacional da Conciliação, 84.000 audiências foram realizadas, das quais, 55% terminaram em acordo. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) recebe diariamente os dados enviados pelas coordenações estaduais do movimento e concentra as informações nacionais.
Veja Mais
Acusado de agredir filho de dois anos tem prisão convertida em preventiva
O homem de 34 anos, acusado de agredir o próprio filho de apenas dois anos, esta semana, no Tabuleiro do...
Cerca de 11 mil credores da Laginha Agro Industrial começam a ser pagos na próxima semana
Assembleia Geral do TJAL com credores teve aprovação, com 95% dos votos, do plano de pagamento
Envolvidos na morte de blogueiro político têm prisão convertida em medidas cautelares
A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) decidiu, por unanimidade, conceder medidas cautelares em favor de Rejane...
Conselho Superior escolhe os três novos procuradores de Justiça do Ministério Público de Alagoas
Luiz Vasconcelos, Silvana Abreu e Sandra Malta são os novos procuradores de Justiça do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL). Eles foram eleitos, nesta quinta-feira...