Uma solenidade festiva marcou a entrega dos certificados para 75 formandos do programa Agente Jovem, em Rio Largo, na última quinta-feira, 6, na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, com a presença da prefeita Vânia Paiva, da secretária Ana Clara Marques e do vereador Fernando James (PTB).
Desenvolvido pela Secretaria de Assistência através de parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social, o programa Agente Jovem, atua no município desde 2005, contribuindo para a formação de jovens com idade entre 15 e 17 anos que possam atuar como facilitadores junto à sociedade local em vários projetos.
De acordo com a coordenadora do programa, Maria Madalena Monteiro, no próximo ano o Agente Jovem ainda será desenvolvido com o nome atual, passando em 2009 a se chamar ProJovem, sendo desenvolvido a partir de então através dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) localizados no Centro, Mata do Rolo e Tabuleiro do Pinto.
Os 75 jovens que receberam seus certificados foram divididos em três turmas, sendo uma pela manhã e duas à tarde, sendo baseado na metodologia de capacitação teórico-prática, com duração de 12 meses, sendo que a capacitação teórica compreende carga horária mínima de 300 horas aula e a prática, à atuação do jovem na comunidade.
Em seu discurso, a prefeita Vânia Paiva, mostrou sua satisfação por contribuir através de sua administração para a melhoria da qualidade de vida da juventude riolarguense. “Todos estão de parabéns por essa conquista, espero que continuem sempre buscando trilhar o caminho do sucesso que com esforços será alcançado”, declarou Vânia Paiva.
Atualmente, o Ministério de Desenvolvimento Social financia 4.501 núcleos de Agente Jovem em 1.711 municípios brasileiros. São atendidos 112.536 jovens.