A comissão especial responsável pela avaliação das condições de trabalho dos servidores estaduais e emissão de laudos técnicos realiza nesta quinta-feira uma vistoria em unidades de saúde do município de Arapiraca. A equipe irá visitar a Unidade de Emergência do Agreste, o Hemocentro da cidade, o Hospital Regional e o Instituto Médico Legal. Na terça-feira, a vistoria foi realizada em Maceió, na Unidade de Emergência Armando Lages, no Ambulatório Noélia Lessa e na Clínica Infantil Dayse Breda.
De acordo com José Geraldo Lima, diretor de Perícia Médica e Saúde Ocupacional, a iniciativa visa identificar os servidores estaduais que têm direito aos adicionais de insalubridade e periculosidade. Para realizar a avaliação, a equipe conta com o apoio da direção das unidades de saúde, que fornecem a lista com os nomes dos funcionários e acompanha a comissão nos setores.
O diretor garante que as demais estruturas de saúde vinculadas ao governo do Estado também serão vistoriadas, a exemplo da Maternidade Santa Mônica e os hospitais-escola Portugal Ramalho e José Carneiro. Segundo ele, a iniciativa será muito positiva para os servidores. “Aqueles que têm direito aos adicionais de insalubridade terão um ganho considerável sobre o salário”, afirma.
Na próxima semana, a comissão vai se reunir para fazer um balanço das ações e planejar as próximas vistorias. A previsão é de que o sistema penitenciário seja vistoriado.