Academia de Polícia Civil será ampliada

A Academia de Polícia Civil de Alagoas (Apocal) será reformada e ampliada, transformando-se em um grande complexo de capacitação policial. O anúncio foi feito ontem pelo delegado-geral da instituição, Carlos Reis, durante o encerramento do ano letivo da academia. A previsão é de que as obras sejam iniciadas no ano que vem.

O secretário de Defesa Social, general Edson Sá Rocha, que representou o governador Teotonio Vilela Filho (PSDB), na solenidade, revelou que os recursos para a execução do projeto já estão assegurados. O governo federal, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), órgão do Ministério da Justiça, também vai financiar os cursos de capacitação e a compra de equipamentos para a academia.

“A Apocal é uma prioridade para a Defesa Social, pois somente com a devida formação e capacitação o policial pode oferecer um serviço eficiente à sociedade”, disse o secretário.

O projeto de ampliação, de acordo com o delegado-geral Carlos Reis, prevê a saída da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos do ex-campus Tamandaré, no Pontal da Barra, com o prédio passando a ser ocupado pela academia. As atuais instalações também serão reformadas e o espaço ganhará um laboratório de informática e um amplo espaço para preparação física contando com modernos equipamentos”, acrescentou.

Um moderno ônibus, dotado de tacógrafo (registrador instantâneo e inalterável de velocidade, tempo e distância) e ar condicionado, utilizado nos Jogos Pan-americanos do Rio, e doado ao governo de Alagoas pelo Ministério da Justiça, foi entregue à academia. “Só temos a agradecer o apoio que estamos recebendo da Secretaria de Defesa Social e da direção da Polícia Civil para reverter o quadro de sucateamento que encontramos quando assumimos o cargo no início do ano”, afirmou a diretora da academia, delegada Maria do Carmo Oliveira Lopes.

O encerramento das atividades letivas da Apocal coincidiu com a formatura dos alunos de três cursos para os policiais civis alagoanos – Treinamento Físico de Ação Policial, Capacitação em Práticas Cartoriais e Violência Intra Familiar. Ao todo, 250 policiais foram capacitados pela academia, este ano, em oito cursos. Também foram ministrados cursos de Aperfeiçoamento Tático do Tigre (comando de elite da Polícia Civil), Direitos Humanos e Inteligência e Contra-Inteligência.

A solenidade de ontem foi marcada ainda pela apresentação do Projeto Político-Pedagógico da instituição de ensino policial, feita pela professora Diná Medeiros, e por homenagens e entrega de troféus ao governador Teotônio Vilela Filho, ao secretário Edson Sá Rocha, ao delegado-geral Carlos Reis, à diretora Maria do Carmo e ao coordenador da academia, Emerson Moura.

Fonte: Ascom

Veja Mais

Deixe um comentário