Os reservas do São Paulo, desta vez, não funcionaram. Depois de vencer o Botafogo na rodada passada, o mistão tricolor não fez uma de suas melhores atuações na temporada e acabou derrotado por 3 a 1 pelo Internacional, nesta noite de sábado, no estádio do Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro.
Claramente concentrado na partida contra o River Plate, quarta-feira, quando vai definir uma vaga na final da Copa Libertadores, o clube do Morumbi se complica no Nacional-05. Com mais um tropeço, os comandados de Paulo Autuori ocupam apenas a 11ª colocação, com 12 pontos, e se afastam da disputa pelos primeiros lugares.
O Colorado, por sua vez, se aproxima da briga pela liderança e reage após o início irregular. Os gaúchos vão a 16, em quinto, e estão apenas quatro pontos atrás da líder Ponte Preta. A diferença, contudo, pode aumentar caso o Botafogo vença sua partida no domingo.
Do time que enfrentou os argentinos na última quarta-feira, o São Paulo foi a campo apenas com três jogadores considerados titulares – Rogério Ceni, Alex e Renan. No restante, Autuori utilizou apenas atletas do time reserva e não conseguiu obter o feito da semana passada, quando derrubou o até então líder da competição.
A fragilidade do adversário foi muito bem aproveitada pelo atacante Iarley. Recém-chegado a Porto Alegre, o jogador fez sua estréia pelo Inter e, além de fazer grande exibição atuando ao lado de Fernandão, marcou um belo gol no primeiro tempo, acertando o ângulo direito de Rogério Ceni.
O clube de Porto Alegre, porém, não tinha boas experiências jogando contra times reservas. Na rodada anterior, a equipe de Muricy Ramalho foi facilmente derrotada pelo Fluminense por 3 a 0, no Rio de Janeiro. Na ocasião, os cariocas foram a campo totalmente desfigurados por causa da decisão na Copa do Brasil, contra o Paulista.
Pelo Brasileirão, o São Paulo volta a campo no próximo domingo, 2 de julho, quando vai a Campinas para enfrentar a Ponte Preta, às 18h10, no estádio Moisés Lucarelli. O Internacional recebe o São Caetano, domingo, no mesmo horário, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.
O jogo
Tentando explorar a falta de entrosamento do São Paulo, o Internacional começou a partida na pressão. Logo aos 6min, Élder Granja avançou ao campo ofensivo e cruzou para a área. Fernandão chutou de primeira e acertou a trave direita de Rogério Ceni.
O susto acordou o Tricolor, que passou a se arriscar no ataque. Aos 16min, o volante Renan teve boa chance para marcar. Ele recebeu passe em boas condições na área e arriscou para bela defesa do goleiro Clemer.
Seis minutos depois, o time do Morumbi voltou a desperdiçar boa chance. Paulo Matos invadiu a área sem marcação e, ao invés de concluir em gol, tentou servir o atacante Roger, errando o passe.
Aos 25min, foi a vez dos gaúchos levarem perigo. Élder Granja fez lindo lançamento para Iarley. O ex-avante do Boca Juniors saiu sozinho na cara de Rogério Ceni, mas chutou muito mal e mandou a bola pela linha de fundo.
Na segunda chance, contudo, o jogador não desperdiçou. Aos 30min, Fernandão ganhou disputa pelo alto com a defesa e a bola caiu na marca do pênalti para Iarley. Ele girou e acertou o ângulo direito da meta para fazer 1 a 0.
O empate do São Paulo veio logo em seguida. Aos 36min, Marco Antônio cobrou falta na intermediária, a bola desviou na zaga e Roger tocou na trave esquerda. No rebote, Souza aproveitou e empurrou para o fundo do gol.
Na volta do intervalo, o Inter quase marcou o segundo logo aos 2min. Iarley avançou pela esquerda, invadiu a área tocou para Tinga. O marcador, atrapalhado por um zagueiro, chutou para fora e perdeu ótima chance.
Aos 7min, no entanto, o volante fez o levantamento e Fernandão foi empurrado por um marcador quando se preparava para cabecear. Penalidade máxima marcada pelo árbitro Wagner Tardelli Azevedo. Na cobrança, o próprio atacante colocou o Colorado novamente em vantagem.
O Colorado quase ampliou aos 13min. Depois de cobrança de falta pela direita, o zagueiro Vinícius aparece na área e cabeceou forte. Rogério Ceni, bem colocado, fez linda defesa e afastou.
Com o baixo rendimento da equipe, Paulo Autuori optou por fazer as três alterações possíveis. Em vão. O São Paulo continuou sendo amplamente domingo no meio-campo e pouco criou para assustar o adversário.
O Inter fechou o placar aos 38min. Fernandão fez um corta-luz na área e a bola sobrou para Tinga apenas desviar para o gol e garantir mais três pontos.