Em comemoração ao dia 2 de julho, Dia Nacional do Bombeiro, personalidades civis e militares serão homenageadas amanhã, às 9h, no quartel do comando geral do Corpo de Bombeiros, no Trapiche, com a Medalha de Honra ao Mérito Bombeiro Militar, maior homenagem prestada pela corporação.
Entre os homenageados civis estão o presidente do Senado, Renan Calheiros; o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Estácio Luiz Gama de Lima; o deputado federal Juradir Bóia; o conselheiro do Tribunal de Contas de Alagoas, Luiz Eustáquio Toledo; o secretário executivo de Comunicação, Joaldo Cavalcante, e o diretor-geral do Centro de Perícias Forenses, Ailton Vilanova.
Também receberão a medalha de Honra ao Mérito Bombeiro Militar, o comandante militar do Nordeste, o general de divisa Maynard Marques Santa Rosa; o comandante do 59º BIMTz, coronel Asdrúbal Rocha Saraiva; o capitão de Fragata Gerson Luiz Rodrigues Silva, comandante da Capitania dos Portos de Alagoas; o assistente militar do Ministério da Defesa, tenente-coronel João Marques Júnior; o chefe da Casa Militar do Governo de Sergipe, tenente-coronel Jadilson Fontes Arnaldo, entre outros militares.
A cerimônia contará ainda com uma apresentação da guarnição de Resgate e Salvamentos Especiais (Os Águias). Dentro das atividades alusivas ao Dia Nacional do Bombeiro durante esta semana houve também a Corrida do Fogo e o Seminário de Proteção Contra Incêndio. A data foi instituída em 1945, pelo então presidente Getúlio Vargas, como forma de homenagear os integrantes do Corpo de Bombeiros de todo o Brasil.