Parece que desta vez vai ser mais difícil de transformar as suspeitas de corrupção em pizza. Conforme fontes da Polícia Federal, as provas do envolvimento dos prefeitos alagoanos presos, desde o dia 17 de maio, com o esquema de desvios de verba da merenda são tão contundentes, que levaram o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Édson Vidigal a negar liberdade aos prefeitos de São Luis do Quintunde e Matriz de Camaragibe.
Cícero Cavalcante e Marcos Paulo do Nascimento tiveram habeas-corpus indeferidos e continuarão na sede da Polícia Federal, em Jaraguá. Desde que os prefeitos foram detidos, 13 pedidos de soltura foram analisados pelo STJ. Todos foram negados. O próximo da lista é o habeas-corpus de Eurico Leão e Silva (Kaíka), que já está sendo apreciado e dever ser dado parecer ainda esta semana.
Na tarde de ontem, outra novidade no caso Gabiru, é que Danilo Dâmaso (Marechal Deodoro) passou mal e precisou ser socorrido às pressas. Ele foi levado para o Hospital Santa Casa de Misericórdia, onde se encontra internado. Até agora não foi divulgado boletim médico sobre sua situação. A assessoria da Polícia Federal limitou-se a comentar que o prefeito de Marechal Deodoro se sentiu indisposto e com dores no peito.
Durante a madrugada e no início da manhã de hoje, o clima é de calmaria na Polícia Federal. Apenas Kaíka está ansioso pelo julgamento de seu habeas-corpus. Comenta-se que há grandes possibilidades de sua liberdade ser negada, devido a mesma linha de raciocínio do STJ, quanto aos demais pedidos.
Em todo o caso o prazo para a PF apresentar uma Ação Penal se esgota hoje e os advogados de defesa estão aguardando a posição da instituição para agirem. Caso a Ação Penal não seja oferecida à Justiça, a defesa dos prefeitos vai tentar libertá-los com o seguinte argumento: “como manter alguém preso se não existe a ação para que ele possa responder?”.
O Alagoas24Horas tentou, já na manhã de hoje, conversar com a assessoria de imprensa da Polícia Federal. Porém, o celular do assessor se encontrava desligado e ele não estava na sede, em Jaraguá. Hoje é um dia decisivo para os prefeitos, por esta razão a expectativa de familiares é grande em torno do prédio da PF.