O pastor John David Leonard, 45, baleado na noite do domingo, 6, quando saia de um culto, no município de Coqueiro Seco (AL), deixou o Hospital Memorial Arthur Ramos agora a pouco e já está a caminho do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Maceió. O pastor embarca para os Estados Unidos assim que chegar ao aeroporto num avião particular, fretado por um hospital Americano.
John David foi atingido por três tiros, que atingiram o braço, mandíbula e fêmur quando conversava com fiéis na porta da Igreja Batista da Vitória. Testemunhas disseram que três homens, num veículo Corsa, de cor prata, efetivaram os disparos e evadiram do local sem deixar pistas.
O pastor foi encaminhado à Unidade de Emergência Armando Lages, em Maceió. No primeiro boletim os médicos constaram que John David ficaria tetraplégico.
No final da tarde da segunda-feira, 7, o pastor foi transferido para o Hospital Memorial Arthur Ramos, no bairro do Farol. Ao chegar, foi submetido a uma traqueostomia (duto colocado na traquéia para facilitar a respiração).
Nos cinco dias em que permaneceu no hospital o pastor John David ficou em observação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e todos os boletins médicos atestavam a gravidade do paciente que, só hoje, com a autorização da mãe e de duas médicas americanas que vieram a Alagoas, recebeu a autorização para deixar o hospital.
Desde que deu entrada na Unidade de Emergência, policias do Tático Integrado Grupo e Resgate (Tigre) fizeram a segurança do pastor. Segundo a delegada Giovana Falcão, de Coqueiro Seco, as investigações ainda não apontam a identidade dos suspeitos, mas as informações, até agora colhidas, dão conta de uma desavença entre o pastor e um inquilino.