Várias comunidades de pescadores do complexo lagunar Mundaú/Manguaba, participaram hoje, pela manhã, de aula prática, num passeio pela lagoa. O objetivo do passeio, que fez parte do encerramento do curso de Educação Ambiental para os pescadores foi provocar a interação do saber tradicional com o saber científico no ambiente natural.
Durante o passeio pelas águas da Lagoa Mundau, pescadores e oceanógrafo trocaram experiências sobre o ecossistema, além de discutir e avaliar o que foi aprendido durante o curso, que teve início na última segunda-feira.
A aula prática teve várias paradas. A primeira delas foi no Campo do Centro Sportivo Alagoano (CSA). Em seguida, a comitiva seguiu a Canoa do Holanda, no Pontal da Barra, Ilha do Fogo, Crôa Grande, Lagoa do Detran e Ponta da Restinga da Boca da Barra.
No final, os participantes receberam certificados de participação. A técnica de Educação Ambiental da Sempma, bióloga Bruna Jacinto, ressaltou que o próximo passo, agora, é a realização de um curso de reciclagem voltado para os guardas municipais que ficarão responsáveis pela segurança do Parque Municipal, em Bebedouro. Segundo a bióloga, eles serão preparados para se tornarem agentes multiplicadores.