Hoje foi um dia diferente para um grupo de idosos do Lar São Francisco. Eles tiveram um café da manhã regional no asilo e fizeram um passeio ao shopping Iguatemi.
O programa foi proposto para a despedida da turma do 9º período de Fisioterapia do Cesmac. Hoje foi o último dia de aula do estágio ambulatorial de geriatria, realizado no asilo e coordenado pela professora Juliana Silva. “Nós trabalhamos a reabilitação deles com terapia física associada à música, assim aumentamos o equilíbrio, a coordenação e a força deles”, explica a professora.
A diretora do Lar São Francisco, Maria José Melo, também conhecida como Beth, notou a mudança dos idosos depois do trabalho da turma de Fisioterapia. “Eles deixaram de ser reservados e estão mais comunicativos, interagem mais”, avalia a voluntária que está há 21 anos na instituição.
Durante o passeio, os idosos brincaram, lancharam e, para alguns deles, foi a primeira visita ao shopping. Foi o caso de Nair Maria da Conceição, 74, que pensou estar em "outra cidade". "Ela foi para o asilo depois de fraturar o fêmur, não andava, nem conseguia se virar na cama. Com os exercícios de fisioterapia ela já está bem melhor", afirma a fisioterapeuta Juliana Silva.
E na despedida do último dia de aula, muita emoção. “As aulas acabaram, mas agora vamos voltar ao asilo como visitantes”, diz um dos estudantes, Gustavo Monteiro.
Lar São Francisco
Fundado há 57 anos por um grupo espírita, o Lar São Francisco abriga 75 idosos na travessa Presidente Getúlio Vargas, no bairro da Serraria. O asilo é uma instituição não-governamental e recebe ajuda de voluntários. O telefone de contato é 3241-0431.