Cidadão poderá denunciar atos de corrupção pela Internet

A Sindicância Patrimonial e o Portal da Transparência são duas das cinco medidas lançadas pelo presidente Lula no último dia 30 para prevenir e combater a corrupção. As iniciativas permitem à população fazer denúncias contra órgãos do governo ou servidor que esteja cometendo possíveis atos ilícitos.

Em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional, o subcontrolador-geral da União, Jorge Haje, disse que "o cidadão é realmente o melhor fiscal do gasto público".

A Sindicância Patrimonial permite que o governo identifique e apure denúncias vindas da população ou informações vindas do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). "Quando a Controladoria receber uma denúncia fundamentada ou uma comunicação do Coaf, será o ponto de partida para a instauração da sindicância, que é conduzida por uma comissão composta por servidores nossos", explica Haje.

O Portal da Transparência, por sua vez, é um "site" em que o cidadão poderá encontrar informações sobre todos os gastos do governo federal, seja nos âmbitos federal, estadual ou municipal em todas as áreas. "Através da divulgação e da participação dos cidadãos, as possibilidades de corrupção são inibidas", disse.

Para fazer uma denúncia sobre movimentações suspeitas em contas de servidores públicos, o cidadão pode denunciar na própria Controladoria-Geral da União ou na página do órgão na Internet. O endereço eletrônico do Portal da Transparência é www.portaldatransparência.gov.br.

Veja Mais

Deixe um comentário