A satisfação do consumidor brasileiro de energia elétrica atingiu no ano passado o menor índice desde 2000, quando a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) começou a realizar a pesquisa. Em uma escala até 100, o Índice Aneel de Satisfação do Consumidor (Iasc) de 2004 atingiu 58,88 pontos, o que significa um grau de satisfação regular, de acordo com a agência.
O superintendente de Regulação da Comercialização da Eletrecidade da Aneel, Ricardo Vidinich, informou que a queda no desempenho das distribuidoras de energia pode resultar em reajustes menores de tarifas. Apenas duas distribuidoras se saíram bem na pesquisa e podem ganhar o direito de aumentar as tarifas, acrescentou.
"Das 64 companhias, apenas a Eletrocar e a Hidropan, do Rio Grande do Sul, tiveram notas acima de sete. Todas as empresas que obtêm nota superior a sete podem ter um acréscimo tarifário na revisão anual, limitado a 1%. No reajuste é utilizado o IGP-M (Índice Geral de Preços de Mercado)", explicou Vidinich.
De acordo com o superintendente, uma das maiores reclamações dos consumidores é a demora das centrais de atendimento das concessionárias. Para solucionar o problema, informou, a Aneel passou a uniformizar as regras do tempo de atendimento nessas centrais.
Na avaliação dos consumidores, a melhor empresa é a Eletrocar e a pior, a Eletroacre, localizada no estado do Acre.