Aventurar-se pelas belezas da região de Água Branca é estar disposto a conhecer serras de paisagens inesquecíveis, com fontes e cachoeiras, engenhos e casarões. Apostando nestes cenários naturais, o município decidiu investir num segmento que pode gerar bons negócios. O turismo rural e ecológico.
Para explorar o rico patrimônio ambiental da região, assegurando a preservação das nascentes e corredores naturais de proteção da fauna e flora, foi lançado recentemente o Programa Municipal de Ecoturismo, que conta com o poder multiplicador de crianças, nas escolas, e moradores, na chamada divulgação espontânea de roteiros.
As trilhas ecológicas incluem caminhadas, passeios a cavalo, moto ou jipe, escaladas, descidas de rapel, além da prática de outros esportes radicais. A primeira fase do Programa Municipal de Ecoturismo, concluída com o mapeamento das principais trilhas da região, garantiu a recuperação de pelo menos 10 trilhas.
Festival de Inverno
“As trilhas demarcadas estão prontas para receber turistas durante o Festival de Inverno”, garante o coordenador do Departamento de Turismo, Meio Ambiente e Esportes Radicais do município, José Silva.
O Festival de Inverno de Água Branca, com realização prevista para o período de 29 a 31 deste mês, terá sua segunda edição este ano e já mobiliza moradores do município e de cidade vizinhas, que se preparam para absorver a demanda turística do evento. Do artesanato a culinária regional, comércio e turismo, diversos segmentos se preparam para a realização de bons negócios durante o período de festas.
A promoção de eventos que explorem a paisagem natural e o clima da região, como caminhadas e passeios ciclísticos são algumas das alternativas inicialmente previstas para o sucesso do programa. Segundo José Silva, a Prefeitura também trabalha para incluir a cidade no roteiro oficial dos ralis e competições radicais, planejando estimular a utilização de casarões existentes na região, como pousadas alternativas.
Atrativos imperdíveis
Enquanto o turismo rural e ecológico ganha força, os roteiros já confirmados oferecem atrativos imperdíveis. Alguns incluem vistas para cachoeiras com quedas d’àgua de até 10 graus, como a deslumbrante cachoeira do Vai e Vem. Os percursos íngremes, feitos por caminhos de beleza incontestável, reservam paisagens como chapadas e pedras gigantescas.
Trilhas como a do Paraíso, da Pedra, do Vento, da Chapada do Caunã e a Trilha da Neblina, localizada num dos pontos mais altos do município, são alguns dos pontos turísticos que não se pode deixar de conferir estando na região.
Café e cangaço
A Trilha do Cangaço, com passagens por casarões da época em que Lampião e seu bando aterrorizavam fazendas e povoados, é sem dúvida um dos passeios mais deslumbrantes do roteiro Água Branca.
Seguindo os mesmos caminhos por onde cangaceiros se escondiam, em suas rotas de fuga das volantes policiais, o visitante há de se encantar com a vegetação que mistura o verde e a caatinga, enormes pedras com inscrições rupestres e cenários bucólicos e selvagens, eternizados pelo tempo.
Em algumas das trilhas programadas, o turista pode experimentar um delicioso café, torrado com frutas da terra – pinha, laranja, mamão, manga e goiaba – ou aproveitar para tomar caldo-de-cana, moído na hora, acompanhado de rapadura, mel de engenho e queijo.