O deputado federal José Thomás Nonô (PFL) – vice-presidente da Câmara – afirmou em Plenário, durante discurso, que o Partido dos Trabalhadores (PT), “oferece um show pornográfico à sociedade brasileira”. Ainda durante seu discurso, o deputado alagoano chamou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de Mentiroso.
O discurso contundente de Nonô – na maioria das vezes irônico – tem sido a tônica dos oposicionistas, a exemplo da senadora alagoana Heloísa Helena (P-Sol), que também não tem poupado críticas ao governo do presidente Lula.
Segundo o parlamentar não se admite que “um governo esteja mergulhado na lama da corrupção e, que a principal cabeça dele [o presidente Lula] não tenha conhecimento dos esquemas montados durante o seu governo”, bradou Nonô.
Também durante discurso no plenário do senado, Heloísa anunciou que solicitou ao corregedor da casa, Romeu Tuma (PFL/SP), o monitoramento de todas as suas ligações telefônicas.
A senadora justificou sua decisão, afirmando que essa medida garantirá a segurança de sua família; decisão tomada em função de supostas ligações em tom ameaçador à integridade física da senadora.
Emocionada, Heloísa desabafou afirmando que “passei a vida toda engolindo minhas próprias fraquezas para poder sobreviver neste mundo. Portanto, não adianta a base de bajulação do governo tentar se impor pelo medo ou pela ameaça para me desmoralizar, que não vai conseguir nada”, disse a senadora sentenciando que “todos os dias chego em casa e afirmo para mim mesma: tenho que deixar de lado a vaidade e cuspir no poder [os privilégios e regalias que o cargo de senadora lhe proporcionam]”, sentenciou.