A Prefeitura Municipal de Maceió, através do Projeto “Joana Gajuru” vai construir casas para cinqüenta e um mestres de folguedos do estado. Além disso, o projeto inclui a divulgação da canção e da dança desses artistas, ajudando a promover a sustentabilidade sócio econômico do grupo turístico cultural.
No local onde as casas serão construídas para acolher os mestres do folclore alagoano, com a infra-estrutura, pavimentação de ruas e calçadas, contará também com um núcleo de treinamento para o aprendizado e ensaios das danças; salas para o arquivo do acervo cultural e reuniões, e um pequeno alojamento para receber grupos que visitantes do interior do estado.
A área vai contar também com uma oficina para execução de trabalhos artísticos manuais, como a confecção de chapéus de guerreiro e reisado, como também reformas e consertos das indumentárias, e um palco para apresentação dos folguedos.
A realização deste empreendimento será um acontecimento marcante na história, beneficiando uma classe tão pobre e carente da Cultura Popular Alagoana.
O nome do projeto, Joana Gajuru, é uma homenagem que a Prefeitura de Maceió faz a intelectual Joana Gajuru, professora e historiadora, que dedicou parte de sua vida à luta pela democratização da cultura, sobretudo com o teatro de rua.