Nova delegacia em Igreja Nova será inaugurada pelo Governo no Interior

A 39ª etapa do Governo no Interior vai inaugurar, na próxima semana, a nova delegacia de Igreja Nova e levar ações de saúde e cidadania para as populações dos 22 municípios da região do Agreste e Baixo São Francisco. A programação foi definida hoje, durante a reunião preparatória promovida pela Secretaria Coordenadora de Articulação, com todas as secretarias e órgãos da estrutura administrativa do Estado, e representantes do município de Igreja Nova, que vai sediar o governo nos dias 18 e 19 deste mês.

“Infelizmente, não teremos condições de inaugurar a escola estadual e a estrada de acesso a Igreja Nova, porque as chuvas atrapalharam o andamento das obras. Mas teremos uma série de ações, que marcarão, como sempre, a presença do governo estadual no interior, levando cidadania à população”, resumiu a coordenadora do programa, secretária Fátima Borges.

Entre essas ações, a Secretaria Executiva de Trabalho, Emprego e Renda estará com estrutura para emissão de até 350 Carteiras de Trabalho e anunciou a realização de cursos de empreendedorismo na região. A Caixa Econômica também estará presente com emissão de CPF, bem como o Instituto de Identificação. Segundo o secretário Robervaldo Davino, cerca de 900 Carteiras de Identidade são emitidas e cada edição do Governo no Interior. O Soprobem e a Loteal anunciaram a distribuição de 500 litros de sopa com a comunidade mais pobre, no primeiro dia do evento.

Parcerias

Entre os parceiros do governo, o Tribunal de Justiça e o Ministério Público também já confirmaram presença, com cinco juízes e três promotores. Junto com a Defensoria Pública, eles farão audiências de conciliação em processos como reconhecimento de paternidade e ações de divórcio, e farão uma cerimônia coletiva de casamento civil.

“Um divórcio consensual custa entre 1.000 e 1.500 reais, com advogado pago, e demora meses. Numa ação como essa do Governo no Interior ele será feito de graça, e em 10 minutos”, destacou o representante do Tribunal de Justiça na reunião, Eduardo Tavares.

As ações da Secretaria Executiva de Saúde serão reforçadas pelo Ipaseal, Lifal, e pelo Exército, que pela primeira vez vai participar da interiorização do governo. São exames cardiológicos, de glicemia, preventivos de câncer, pressão arterial, secreção vaginal, tipagem sangüínea e catarata, entre outros. Ações de saúde bucal também entram na programação da saúde.

Durante a permanência do governo em Igreja Nova, o governador Ronaldo Lessa e o vice Luis Abílio vão entregar 18 veículos à Secretaria Executiva de Agricultura para o trabalho de defesa animal e vegetal e assistência técnica ao homem do campo. Também será “plantada” a pedra fundamental da Unidade de Beneficiamento de Pesca do Baixo São Francisco, que será construída em Penedo, em parceria entre o governo federal, por meio da Codevasf, e o governo de Alagoas.

A Secretaria da Agricultura também pretende iniciar, durante o Governo no Interior, a entrega de 40 toneladas de sementes de arroz para os produtores da região que perderam suas safras no inverso passado.

A Secretaria de Inserção e Assistência Social vai aproveitar o evento para assessorar os municípios na adequação à nova política nacional de assistência, que criou o cadastro único (SUAS) para os 14 programas sociais do governo federal, executados por meio dos governos estaduais e municipais. Também estão programados seminários e cursos profissionalizantes, e reuniões da Secretaria Executiva de Turismo com prefeitos e secretários dos municípios da região, para articular parcerias para o desenvolvimento do turismo no interior de Alagoas.

Veja Mais

Deixe um comentário