O último final de semana ficará por muito tempo na memória da equipe que atuava na Unidade de Socorro Avançado (USA) do SAMU, quando um chamado para socorrer uma gestante vítima de choque elétrico, que acabara de entrar em parada cardiorespiratória, deixou a unidade em alerta.
Entre a ligação telefônica e o socorro, se passaram cinco minutos. Os profissionais detectaram que o estado da gestante, grávida de gêmeos, se compliacava a cada segundo. Feitas os procedimentos de ressuscitação cardiopulmonar, no interior da ambulância, a equipe conseguiu transportar a gestante até a Maternidade Santa Mônica, onde a mãe já chegou sem vida.
Os bebês nasceram de uma cesariana de emergência e também apresentavam sinais de complicação cardiorespiratória. Os médicos conseguiram salvar a vida dos irmãos, que permanecem internados na UTI neonatal da Maternidade Santa Mônica.
Os profissionais da USA que prestou o socorro denominaram a operação como Dia de Vitória.
Bebês com cardiopatias têm atendimento especial
Além do socorro às parturientes, o SAMU também atua no transporte e transferência de bebês recém-nascidos com problemas cardíacos, para unidades de outros estados.
Atualmente, a maioria dos transportes ocorre de Alagoas para Recife, referência em cirurgias cardíacas e cirurgias neonatais. O transporte ocorre nas unidades de suporte avançado, com acompanhamento da equipe médica SAMU.
Somente no último mês, o SAMU realizou 10 transferências desta natureza.