Traipu, Novo Lino e Campo Alegre serão os três primeiros municípios alagoanos que irão implementar medidas de apoio e defesa às crianças e adolescentes, se habilitando a ganhar o Selo Unicef. Das 103 cidades do Estado, 46 se inscreveram para participar dessa edição anual do programa incentivado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância e Adolescência.
Hoje à tarde, foi realizada no auditório do Ministério Público Estadual a primeira reunião com os articuladores dos 46 municípios habilitados a receber o Selo Unicef, que incentiva ações de impacto social nas áreas de saúde e educação, educação ambiental e política cultural para crianças e adolescentes.
“Essas medidas resultam na redução da mortalidade infantil e na melhoria do atendimento escolar”, disse a consultora do Unicef, Ana Maria Azevedo, que promoveu uma palestra para os articuladores municipais. Segundo ela, o programa vem apresentando resultados positivos em estados nordestinos, a exemplo do Ceará, onde houve 100% de adesão por parte dos municípios.
Ana Azevedo informou que no próximo dia 29 de setembro haverá em Maceió uma nova reunião de trabalho, quando os comitês das cidades de Traipu, Novo Lino e Campo Alegre vão apresentar as suas primeiras experiências na implementação de políticas públicas voltadas à criança e adolescente.