O governador Ronaldo Lessa inaugurou hoje, as obras de reforma e ampliação do prédio da Superintendência de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon), localizado na rua Cincinato Pinto, Centro. A solenidade foi prestigiada por congressistas que participam do 46º Encontro Nacional de Coordenadores e Superintendentes de Procons, que vem sendo realizado em Maceió desde a última terça-feira.
“A entrega do prédio totalmente reformado mostra que este governo trata com seriedade as questões pertinentes à cidadania e às políticas públicas. E é prova inequívoca da preocupação em oferecer melhores condições de atendimento à sociedade na defesa de seus direitos”, ressaltou Lessa, ao salientar que a população de Alagoas, ao longo da história, foi tratada de forma truculenta pelas elites.
“Hoje, Alagoas vive um rompimento com antigas práticas de coronelismo. Basta enxergar a postura democrática deste governo, que efetivou a criação de conselhos com a participação da sociedade, como o de Justiça e Segurança Pública; da Secretaria Especializada de Cidadania e Direitos Humanos e a interiorização da Defensoria Pública. O Estado não vive mais na época da senzala e do velho coronelismo”, completou o governador.
A representante e coordenadora-geral de Políticas de Consumo do Ministério da Justiça, Patrícia Bastos Galdino, entregou a Lessa um troféu simbolizando os 15 anos de criação do Código de Defesa do Consumidor no Brasil. O prêmio foi concedido pela implementação das melhorias no atendimento ao consumidor em Alagoas, e foi dado em nome de todos os coordenadores e superintendentes de Procons do país presentes à solenidade.
Segundo a superintendente do Procon em Alagoas, Wedna Miranda, com as novas instalações, a população ganha em qualidade e estrutura, porque o órgão passa a funcionar com mais 13 computadores, além dos 23 já existentes, e 8 salas, quatro a mais que antes. Além disso, o prédio abrigará uma Delegacia do Consumidor totalmente reequipada. A reforma do prédio foi custeada pelo governo do Estado, com recursos na ordem de R$ 145 mil. “Mas o grande marco do Procon em Alagoas é, sem dúvida, o salto de qualidade que o governador Ronaldo Lessa ofereceu ao órgão, modernizando toda sua estrutura, com ênfase no respeito ao consumidor”, destaca Wedna Miranda.
O Procon de Alagoas atualmente possui orçamento próprio, foi transformado em superintendência e já conta com um Conselho de Defesa do Consumidor. Outro ponto fundamental foi sua total informatização e o crescimento do número de funcionários de 7 para 13.
Em 1999, quando Lessa assumiu, além de funcionar com um número reduzido de pessoas, existiam apenas duas salas para atender à demanda, numa casa localizada no Trapiche da Barra. “Hoje funcionamos com 13 funcionários e ainda contamos com ao apoio de 16 servidores cedidos pela Carph e 21 estagiários de áreas diversas”, informou Wedna Miranda.
Outra inovação foi a descentralizou dos serviços, com a criação do sistema integrado junto a três Centrais JA de atendimento. Atualmente, o Procon tem uma média de demanda de 30 mil atendimentos e reclamações por ano. “Certamente, iremos duplicar a demanda de atendimentos com as novas instalações”, ressaltou Wedna Miranda.
Prestigiaram a solenidade, entre outras personalidades, o secretário coordenador de Justiça e Defesa Social, Robervaldo Davino, órgão ao qual o Procon está subordinado; a delegada do Consumidor em Alagoas, Simone Marques Menezes, e diversos secretários de Estado.