O prefeito de Maceió, Cícero Almeida falou para 400 prefeitos na abertura da Conferência de Fortalecimento do Movimento Municipalista Brasileiro realizada no Rio de Janeiro. Almeida foi o único prefeito de capital presente no evento.
Para o prefeito de Maceió, somente com união das entidades e dos gestores, os 5562 municípios brasileiros serão mais fortes.
O evento foi aberto pelo presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, que voltou a afirmar a necessidade do fortalecimento do municipalismo.
Ele fez uma breve apresentação aos prefeitos presentes sobre como serão desenvolvidas as atividades nos dois dias de palestras do evento. “Estamos aqui para trabalhar. Precisamos estabelecer os rumos que o movimento tomará daqui para frente e definir atribuições para cada prefeito presente aqui e para os que não puderam vir. Vamos, também, definir uma agenda de trabalho para que este encontro não seja apenas um conjunto apenas de discursos”, afirmou Ziulkoski.
Entre as propostas que serão discutidas, estão a realização de conferências, como esta que esta sendo realizada no Rio de Janeiro, em outras capitais do país. Também existe a possibilidade de realização de mais uma grande mobilização em Brasília para pressionar os deputados para que a reforma tributária seja votada neste ano.
O projeto é importante para os municípios por constar nele o amento em 1 ponto percentual no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), passando o fundo de 22,5% para 23,5% da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).