O Hemoal realiza – neste momento – uma coleta de sangue no shopping Iguatemi. O evento faz parte de um projeto da Unidade de Emergência de Maceió para conscientizar as pessoas sobre a utilização dos serviços de emergência de Alagoas.
Além do Hemoal, estão presentes no Iguatemi, representantes do Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samur) e Unidade de Emergência Armando Lages.
“A população necessita conhecer melhor o que são esses serviços, pois existem pessoas que procuram a Unidade de Emergência, ou acionam o Samur por uma simples dor de cabeça”, explicou a clínica geral Silvia Alves, que coordena o núcleo da coleta de sangue.
De acordo com a médica, o evento vai ser realizado durante o fim de semana, mas a coleta só acontece hoje, das 10 às 17 horas, no estacionamento do shopping Iguatemi. “Qualquer pessoa na faixa etária entre 18 e 65 anos e com mais de 60 quilos, que não teve doenças hepatite, problemas renais, ou relacionados ao sangue, pode doar sangue. Aqui faremos os exames e entrevistas com o doador”.
Segundo Alves, todo doador recebe um exame de sangue gratuito. “Caso seja detectada alguma doença, nós encaminharemos carta ao doador, para que ele repita a bateria de exames. Se confirmado, nós já o encaminhamos ao tratamento”.
Para a assistente social do Hemoral, Lisieux Pradines, a doação de sangue é vital, pois a Unidade de Emergência não tem conseguido atender a demanda de 800 bolsas por mês. “Isto sem contar que o tempo de armazenamento do sangue doado é de um mês, período que dura o coagulante. Quanto mais doadores vierem, melhor para o Hemoal”, coloca.
Ela ressalta ainda que – para conseguir atender a demanda – o Hemoal tem realizado campanhas constantes. “Estamos indo ao doador para obter o sangue e fechando parcerias com o exército, PM, construtoras, faculdades e empresas. Vale ressaltar que o Hemoal não apenas colhe sangue, ele trata de pacientes hematológicos”, finalizou.