A Secretaria Executiva de Saúde promove até o próximo domingo, no hotel Tambaqui, o II Módulo da Capacitação de Comunicadores para o Controle da Dengue e Esquistossomose em Alagoas, que visa capacitar radialistas que atuam em rádios populares e comerciais, como também técnicos da área de educação e comunicação e de controle de endemias, como produtores sociais na prevenção e controle dessas doenças.
Cada município enviou quatro representantes, entre radialistas e técnicos de saúde. O Estado tem pelo menos 70 municípios em situação endêmica, dos quais 21 merecem prioridade. Destes 21, 12 precisam de atenção maior por estarem na região da bacia dos rios Mundaú e Paraíba.
Na programação do evento mostra de vídeos educativos sobre saúde e palestras sobre cuidados com o meio ambiente, além de debates sobre temas, como, processo saúde e doença, informações básicas sobre dengue e esquistossomose, responsabilidade social do rádio, estratégias de comunicação sobre saúde no rádio. A meta da capacitação é criar uma rede de radialistas em defesa da saúde em Alagoas.
O evento contará ainda com a presença da professora da Universidade de Brasília, Nelia Del Bianco, que é também doutora em comunicação pela USP e responsável por programas radiofônicos voltados para população carente, a exemplo do “Saúde no Ar”, do Ministério da Saúde e Rádio Escola do MEC.