Maceió vai ser sede do V Seminário Internacional sobre Gestão de Perdas, Eficiência Energética e Proteção da Receita no Setor Elétrico – Ciertec. O evento será realizado no Hotel Ritz Lagoa da Anta, entre os dias 28 e 31 de agosto. O seminário é uma realização do Comitê Brasileiro da Comissão de Integração Energética Regional – Bracier, vinculado ao comitê internacional, o Cier.
O seminário internacional tem o objetivo de favorecer o debate entre as empresas do setor elétrico, agências reguladoras, centros de pesquisa, consultores e fabricantes, a respeito das metodologias e tecnologias disponíveis relacionadas à área energética. Também serão abordados aspectos legais, regulatórios, tarifários, cobertura de custos e as melhores práticas para redução de perdas comerciais.
A cerimônia de abertura começa às 19h, e contará com a presença do Presidente do Cier, Ángel María Recalde, além de outras personalidades do setor energético brasileiro, como o Ministro de Minas e Energia Silas Rondeau, o representante da Agencia Nacional de Energia Elétrica – Aneel, Superintendente Edvaldo Alves de Santana, o Presidente da Eletrobras e do Bracier, Aloísio Vasconcelos Novais, e o presidente da Companhia Energética de Alagoas – Ceal, Joaquim Brito. Participarão, também, o Presidente do Senado Renan Calheiros, o Governador Ronaldo Lessa e o Prefeito de Maceió, Cícero Almeida.
A Comissão de Integração Energética Regional – Cier, fundada em 1964, é uma organização sem fins lucrativos com sede em Montevidéu, Uruguai, e reúne cerca de 200 empresas e entidades de dez países sul-americanos.
No Brasil, as atividades da comissão são coordenadas pelo Comitê Brasileiro, o Bracier. Esta entidade não-governamental congrega 46 empresas do setor elétrico brasileiro, e têm como um dos seus objetivos a divulgação no exterior do nível tecnológico das concessionárias e das indústrias brasileiras; tornando-a uma excelente vitrine de nossa engenharia junto ao mercado internacional.
O V Seminário Internacional sobre Gestão de Perdas, Eficiência Energética e Proteção da Receita no Setor Elétrico – Ciertec pretende reunir em Maceió, cerca de 400 participantes do Brasil e do Mundo, e diversos expositores do mercado energético.