Os cidadãos que precisam recorrer ao serviço público encontram um sistema com mais qualidade de atendimento, resultado do programa gerenciado pelo Ministério do Planejamento. O coordenador do Núcleo Regional de Qualidade no Serviço Público, Berenaldo Messias da Silva, explica como o programa funciona na entrevista do TRT Informa desta semana, antecipada pelo Alagoas 24 Horas.
Quais as origens do programa?
O programa tem como missão implantar a qualidade no serviço público. Sua origem foi em 1991, com o antigo programa brasileiro de qualidade e produtividade, que tinha um foco mais interno nos processos. Ele se desenvolveu e, a partir de 1999, chegou ao terceiro estágio, que é o programa nacional do serviço público, conhecido hoje como programa de qualidade de serviço público. O foco é no cidadão e o modelo de excelência é usado também pelas empresas privadas.
Que órgãos compõem esse núcleo aqui em Alagoas?
De forma efetiva, Correios, Tribunal Regional do Trabalho, Delegacia Regional do Trabalho, Hemocentro de Alagoas e Ceal. Eles têm um encontro mensal onde são discutidos vários pontos, inclusive, práticas melhores dentro dos critérios do programa de qualidade.
Quais atribuições e atividades o núcleo exerce em Alagoas?
O núcleo tem, basicamente, a missão de disseminar dentro do Estado um modelo de excelência na cultura da qualidade e também fazer avaliações da gestão do órgão. Quando a organização adere ao programa, faz a inscrição no site: www.planejamento.gov.br realizando uma auto-avaliação da gestão em um formulário que concede uma pontuação até cem pontos. O núcleo analisa essa auto-avaliação e verifica em qual estágio de evolução o padrão de qualidade daquela instituição está. Fazemos o acompanhamento desses órgãos tanto nas nossas reuniões quanto no apoio sistemático, ou seja, um telefonema, uma ajuda, a disseminação da idéia, a dúvida sobre o indicador de qualidade, que processo entre outros. Esse papel de consultoria voluntária, um ajudando o outro, é na realidade, uma parceria entre os órgãos.
A partir desse programa, que mudanças o cidadão pode esperar?
A auto-avaliação nos indica em qual ponto nós devemos melhorar. A partir daí, se elabora um plano de melhorias e só quem tem a ganhar é o cidadão, a sociedade. Melhores processos significam melhores atendimentos e conseqüentemente menores custos.
Saiba mais
O programa da Justiça do Trabalho de Alagoas é apresentado por Victor Máximo, Rachel Amorim e Gracielle Suíca, na Tv Mar, canal 35 da Big Tv, de segunda a sexta-feira, às 11h45 e 19h30.