Lessa empossa nova diretoria e conselheiros da Uncisal

O governador Ronaldo Lessa empossou hoje, a nova diretoria da Fundação Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), bem como os membros do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão e dos conselhos auxiliares do órgão, eleitos no último dia 18 de agosto. Pela primeira vez, os conselheiros foram escolhidos de forma direta pela comunidade acadêmica, dentro do projeto de gestão democrática implementado pelo governo Lessa na administração pública.

“A democracia nas escolas públicas, com eleições diretas, e a revolução na educação, com a triplicação no número de vagas, têm sido o maior legado que este governo deixa para o nosso povo”, afirmou Lessa, ao saudar o novo diretor-presidente da Uncisal, André Falcão Pedrosa, que se tornou o primeiro diretor da instituição eleito pela comunidade da área de saúde em Alagoas.

Em seu discurso, o novo presidente da Uncisal ressaltou o processo democrático implantado por Lessa. “Quero enaltecer a coragem do governador, pela grandeza de abrir mão de sua prerrogativa de indicar o presidente da Uncisal, permitindo que professores, funcionários e alunos pudessem escolher seus diretores. Este é um legado histórico que ele deixa para a comunidade acadêmica de saúde no Estado”, destacou.

A nova diretoria da Uncisal, que tem como vice-diretora a médica Celina Lacet, irá coordenar 3.624 pessoas, sendo 199 docentes (21 doutores, 45 mestres e 133 especialistas); 649 alunos (306 de Medicina; 119 de Terapia Ocupacional; 115 de Fisioterapia e 109 de Fonoaudiologia) e 2. 776 servidores ativos.

Despedida

O médico Telmo Henrique Barbosa Lima, que deixa o cargo após uma gestão de três anos, agradeceu a oportunidade de gerir a Uncisal e destacou a importância histórica do processo político implantado no órgão. “As eleições diretas na Uncisal coroam e representaram o avanço democrático que implantamos durante todos esses anos”, ressaltou, ao lembrar que a eleição direta foi um compromisso firmado pelo governador Ronaldo Lessa na sua indicação, há três anos.

“Lembro-me de que o governador me garantia, naquela oportunidade, de que eu seria o último presidente indicado para o cargo. A partir de minha gestão, o diretor seria eleito de forma direta, por funcionários, estudantes e médicos”, lembrou Telmo Henrique.

Prestigiaram a solenidade, entre outras personalidades, o secretário coordenador de Desenvolvimento Humano, Petrúcio Bandeira; a secretária executiva de Saúde, Kátia Born, e a vice-prefeita de Maceió, Lourdinha Lyra.

Veja Mais

Deixe um comentário