Os mais de 1500 mil estudantes que participam do Encontro Nacional dos Estudantes de Comunicação (Enecom), visitam amanhã, pela manhã, a Casa da Arte, a Federação dos Pescadores de Alagoas, a famosa casa do artista popular Nelson da Rabeca, entre outras instituições.
Segundo a estudante Emanuelle Karen, sair dos auditórios e salas de aula para visitar esses núcleos de vivência, é a oportunidade para os estudantes se aproximarem dos diversos grupos de luta da sociedade, possibilitando a troca de experiências e a integração com o movimento estudantil.
De acordo com a organização do Enecom, os estudantes poderão escolher qual núcleo de vivência quer visitar e logo após participarão de grupos de discussão na própria universidade, com lideranças dos movimentos escolhidos para o debate.
Os Núcleos de Vivência são espaços onde os estudantes podem interagir com os movimentos sociais atuantes em Alagoas. A Federação dos Pescadores de Alagoas, por exemplo, foi fundada em 1921 e está interligada à Confederação dos Pescadores e ao Movimento Nacional dos Pescadores (Monape). Tem como objetivo principal buscar melhorias para a sua categoria.